Hoje de manhã precisei trocar as pilhas do meu barbeador elétrico, e quase joguei as usadas direto no lixo. Normalmente, junto todas e levo num posto de coleta, mas às vezes, por preguiça ou por falta de atenção, acabamos colocando no lixo comum. Esse é um grande erro!!
Essas pilhas e baterias que parecem inofensivas possuem materiais como: chumbo, mercúrio e o cádmio que são metais altamente tóxicos, e afetam o sistema nervoso central, os rins, o fígado, os pulmões, além de mutações genéticas.
Esse pequeno desleixo que tive, me deu uma boa ideia, por que não criar um ponto de coleta no próprio condomínio que moramos?
Peguei um pode acrílico que achei na dispensa, adesivei indicando que era um ponto de coleta, e já deixei algumas pilhas para o pessoal do prédio saber que aquele pote é para pilhas e baterias e não para caixinha de final de ano.
Falei com a sindica do prédio em que moro e pedi autorização para deixar o meu pote de coleta exposto na portaria. Além disso, me prontifiquei em ser o voluntário para levar as pilhas até um posto de coleta profissional quinzenalmente.
Se você mora em casa, converse com os vizinhos. Centralize um local de coleta onde possa ser uma referência para todos.
Fica a dica para quem quer começar o ano fazendo algo simples e prático.




Compartilhar esse post no: | Tweet |
Comentário(s):
