Como anda a malha cicloviária em algumas capitais brasileiras

Ainda estamos muito longe de termos cidades apropriadas para ciclistas com ciclovias, ciclofaixas e paraciclos. Veja como anda a malha cicloviária em algumas capitais brasileiras.

Como anda a malha cicloviária em algumas capitais brasileiras
Ciclofaixa em Aracaju - Foto: e-aju

BRASÍLIA – Depois do Rio (270 km) a capital federal tem a segunda maior malha cicloviária do país, com 179 km. Segundo o comitê de mobilidade urbana da cidade, outros 130 km devem ser construídos no plano piloto até o ano que vem. Um serviço de bicicletas públicas está em licitação e a previsão de que esteja funcionado até junho de 2013.

CURITIBA – A capital paranaense tem 125 km de ciclovias e 6 bicicletários, um sistema de bicicletas compartilhadas deve entrar em funcionamento no segundo semestre e 300 bikes vão estar disponíveis para empréstimo.

ARACAJU – A malha cicloviária de Aracaju, com 70 km de extensão, contribuiu para que a cidade conquistasse o título de capital qualidade de vida em 2008. Segundo o Ministério da Saúde, até o fim de ano a cidade sergipana deve ganhar mais 30 km de pistas.

RECIFE – A capital pernambucana soma 25 km de ciclovias. A ciclofaixa mais usada pelos recifenses e turistas fica na oral da praia de Boa Viagem e tem quase 10 km de extensão. A Serttel deve implanter um sistema de bicicletas compartilhadas em breve.

PORTO ALEGRE – Além dos 19 km de ciclovias e ciclofaixas já operantes na cidade, aos domingos e feriados a capital gaúcha ganha outros 20 km de faixas fechadas para lazer rem corredores de ônibus como o da terceira perimetral e o da cascatinha, há bicicletários em pontos turísticos como o mercado público mas por enquanto não há sistema de compartilhamento.

Fonte: Revista GOL - n. 122 / Maio 2012.

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