2 milhões de litros de vinho são produzidos em solo vulcânico [fotos]

Lanzarote é um ilha espanhola no oceano Atlântico à 125 Km da costa africana e à 1000 Km da península Ibérica. A ilha foi formada por erupções vulcânicas à mais de 15 milhões de anos. Toda ilha é composta de rochas vulcánicas e areia. O clima é quente e seco durante todo ano, e chuva é muito raro. Apenas 16 dias do ano chove na ilha. Com todas essas condições adversas, como seria possível plantar uvas nesse lugar?
A explicação é a seguinte: cada videira é plantada à 1m de profundidade por 4-5 m de largura e envolvido por uma parede semi circular. A função dessa parede é proteger a videira contra fortes ventos e reter a maior quantidade de água possível.
O vinho é produzindo na região desde 1500 e suas garrafas eram encontradas nas embarcações que seguiam para o continente americano. Naquela época tudo estava perfeito até 1700, quando uma grande erupção aconteceu e cobriu todas as fazendas de lava. Após esse ocorrido, fazendeiros começaram a repensar novos métodos de cultivo. Os fazendeiros perceberam que a nova camada de rocha depositada (chamada de picon) era excelente para a absorção e retenção de umidade do ar pelo solo. Essa nova metodologia, permitiu o cultivo das uvas mesmo com o clima seco. Essa característica de plantio é exclusiva de Lanzarote.
Atualmente, Lanzarote tem 2.000 hectares de videiras que produzem em média 2 milhões de litros de vinho por ano.









Compartilhar esse post no: Share on Tumblr

Comentário(s):


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...