Aqui no Brasil se discute muito sobre a construção de linhas de trem bala ligando SP-RJ e SP-Campinas. Entretanto, essa tecnologia já existe no mundo faz algum tempo. Aqui estão alguns do melhores trens já construídos:
ETR 200, Itália (foto: Creative Commons)
Quando pensamos em trem bala, já imaginamos que o primeiro modelo foi francês ou japonês, mas o italiano ETR foi o primeiro a ser projetado em 1934, atingindo um velocidade de 128 Km/h.
Tokaido Shinkansen, Japão (foto: Martin Abegglen)
É considerado o primeiro trem bala contemporâneo após os ETRs. Atinge a velocidade 210 Km/h, e percorre a rota entre Tóquio e Shin-Okaka.
Nozomi Shinkansen, Japão (foto: Chris Gladis)
O mais veloz dos Shinkansen que operam no Japão é o Nozomi, que atinge a velocidade de 272 Km/h.
Beijing-Tianjing Intercity Rail, Japão (foto: Creative Commons)
Construído para as olimpíadas de Pequim em 2008, esse trem chega à 394 Km/h.
TGV, França (foto: FaceMe PLS)
O "Train a Grande Vitesse", como é chamado em francês, conecta diversos países da Europa incluindo Alemanha, Bélgica, e Espanha numa velocidade de 273 Km/h.
V150, França (foto: Alain Stoll)
Em abril de 2007, alcançou a surpreendente marca de 574 Km/h, batendo o recorde mundial de velocidade entre os trens convencionais.
TAV, Itália (foto: Creative Commons)
Ainda em construção, o Treno Alta Velocita SpA, deverá ser o grande marco dos italianos após o ETR.
JR-Maglev, Japão (foto: Creative Commons)
Esse tipo de trem será o futuro do transporte ferroviário. O sistema de levitação magnética faz com que o trem não tenha nenhum atrito com o solo, assim diminuindo o ruído e aumentando a velocidade. A China e a França também possuem modelos com o mesmo sistema.
via Kathika
Compartilhar esse post no: | Tweet |